Sinopse Os Contos de Ser-Aí partem do conceito de Ser-Aí-no-Mundo (Dasein), nunca perdendo de vista a questão essencial da vida de todos nós, o que é ser? – mas especialmente – o que é ser-aí?
«Confrontadas com um mundo em perpétua mudança, as personagens também vivem a angústia que reconecta o homem com seu ser-para-a-morte e faz com que se relembre da sua incontornável condição de Ser-aí. […] Espero que as personagens dos Contos de Ser-Aí mostrem como no tempo é que o Ser-aí pode se projetar, só no tempo se podem confrontar com o mundo em busca de seu projeto, só no tempo, e na consciência do tempo e na certeza da morte é que podem reencontrar o sentido de seu Ser-aí para além de toda ilusão ou esquecimento.»
Ao longo de 10 contos, Fernanda Santos percorre a angústia das suas personagens, limitadas pelo seu contexto familiar, social e religioso, refletindo sobre as diretrizes e as motivações que guiam as suas vidas e, principalmente, sobre um determinismo que se enraíza nas suas existências no mundo.
SOBRE A AUTORA Fernanda Santos é Doutorada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, especializando-se no ensino dos Jesuítas no Brasil colonial (Bahia), desde 2010. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCT) num projeto de pesquisa e editoração da documentação do fundo da Nunciatura Apostólica de Lisboa sobre Expansão Portuguesa, existente nos Arquivos Secretos do Vaticano, para a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa (UCP), entre 2006 e 2008. Investigadora integrada do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (CLEPUL), desde 2008, é também investigadora colaboradora e coordenadora da área de Estudos Africanos do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, desde 2012, e investigadora colaboradora da Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes), desde 2009. É Mestre em Literaturas dos Povos Africanos de Expressão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, desde 2006, e Licenciada em Ramo de Formação Educacional de Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde 2001.